A Multidisciplinaridade no Futebol | Do Conceito à Operacionalização

Formação de Componente Específica: Futebol

Objectivo da Ação

O futebol como fenómeno multidisciplinar que é encerra nele uma panóplia de necessidades inerentes ao processo do “ser” treinador. Este facto alicerça-se nas variadas funções e tarefas que um treinador deve desempenhar. Deve, igualmente, dominar um conjunto de conhecimentos que lhe permitam enfrentar um contexto mutável sempre dotado de conhecimento e ferramentas adequadas a essa mesma mudança.

Neste sentido a presente ação de formação visa abordar aspetos centrais da preparação e orientação de jogadores de futebol, planeamento e preparação de treino específico, observação e análise tático-estratégica (do sistema à dinâmica de jogo).

Pretende-se uma visão holística, integral e adequada à atualidade, operacionalizando os temas com recurso a exemplos práticos e exequíveis desde o futebol amador ao profissional (alto rendimento).

A presente formação visa ainda dar a conhecer e/ou relembrar abordagens ao treino nas suas várias perspetivas, desde a analítica à sistémica, com recurso a conceitos chave na metodologia de trabalho específica do futebol.


Destinatários

Coordenadores Técnicos Futebol, Treinadores de Futebol Profissionais/Amadores, Professores Ed. Física e Desporto, Estudantes Ciências do Desporto e demais interessados.
Pré-requisitos não existentes.


Objectivos a Atingir

No final da formação pretende-se que os participantes tenham retido os fatores mais importantes e relevantes das necessidades do treinador no processo de treino e na preparação do mesmo, assim como a abordagem técnica e tática ao jogo.
Objetiva-se ainda que os participantes sejam capazes de utilizar ferramentas atuais de observação e análise do jogo para que, através destas, consigam gerar descrições detalhadas com o objetivo de melhoria do rendimento de jogadores e equipas.
A formação será composta pelos seguintes módulos, a saber:
- “Preparar Para Ganhar”
- “A Hibridização do Processo Ofensivo”
- "Scouting – Observar Para Ganhar”


Programa da Formação

“Preparar Para Ganhar” | 2h (2h-T)
Horário: 19h às 21h
- As Características do Jogo de Futebol: Avaliação, Planificação e a Arte de Comunicar Para um Treinador de Sucesso.
Formador: Prof. Dr. José Neto

“A Hibridização do Processo Ofensivo” | 1h (1h-T)
Horário: 21h às 22h
- A Construção do Modelo de Ataque Com Base nos Diferentes Métodos de Jogo Ofensivo: A Importância da Variabilidade dos Sistemas Táticos.
Formador: Mestre Tiago Sant’Ana

“Scouting – Observar Para Ganhar” | 1h (1h-T)
Horário: 22h às 23h
- O que é o Scouting no Futebol? | Perspetivas Operacionais de Observação e Análise de Jogo
Formador: Mestre Nuno Ventura




Acreditações

Sapienta
DGERT
IPDJ

Apoio/Parcerias